domingo, 10 de dezembro de 2017

Santiago do Chile em 1 semana

Em novembro estivemos em Santiago do Chile! Muitas pessoas aproveitam promoções de passagem e fazem em 3 dias, mas acredito que fica bem corrido, já que com uma semana foi apertado. Vamos deixar aqui dicas do que fazer em Santiago.
Chile é um país bem comprido então por mais que dê vontade de fazer o país todo em uma viagem, fica complicado devido a distancia e custos. Por isso dessa vez ficamos apenas em Santiago do Chile e fizemos mais dois passeios: Cajon del Maipo e Val Paraiso e Vina del Mar, mas estava na nossa lista visitar o templo Baháí, mas não tivemos tempo e também acabamos trocando o Shopping Arauco pelo shopping Casa Costanera que apesar de menor fica bem mais próximo ao parque bicentenário e o shopping é muito bonitinho e bem tranquilo de andar. Nessa época do ano ainda vimos um pouco de neve no topo das cordilheiras e quando dava 8 horas da noite ainda tinha um lindo sol que era difícil acreditar que já era 20h. Parecia que o tempo passava rápido.

Veja aqui o que fizemos e achamos válido ou não fazer para que você possa otimizar o seu tempo quando estiver em Santiago do Chile.

🚖 Cuidado com táxis, muitos reclamam que sofreram golpes. Não da para pegar Uber no aeroporto por conta da fiscalização então feche um transfer para ir até o hotel. 🚍

Na hora de fechar a hospedagem até encontramos hotéis com bom preço, porém como as avaliações não eram muito boas resolvemos tentar o airbnb e foi realmente uma ótima experiência, pois além do custo ter ficado menor ainda tínhamos uma casa só pra nós e contamos com a ajuda do nosso host que deu dicas de coisas pra comer e lugares para visitar. Fizemos os tours com ele que ficou praticamente o mesmo preço dos tours em geral e com a vantagem que era só pra nós e assim podíamos escolher coisas pra incluir ou tirar. Pra quem quiser aqui está o link da casa que ficamos: https://www.airbnb.com.br/rooms/19983528
                                           Nossa casa em Santiago                                                    Vista da Cobertura
Onde Ficar:
Com certeza essa foi a nossa primeira dúvida e perdemos um bom tempo nessa escolha e acabamos por escolher Bella Vista que acredito foi uma ótima opção já que não fica longe do Centro.  Foi possível fazer todo Centro a pé, ainda tem ao lado o Pátio Bella Vista (que fica aberto até de madrugada) com várias opções de comida e algumas lojinhas e metro para ir aos locais mais distantes
Pátio Bella Vista

Passeios em Santiago

Cerro Santa Lucia - Fizemos andando e as lojinhas que ficam próxima a esse Cerro são um dos melhores lugares para comprar lembranças e souvenirs com melhor preço. Tem Lastarria do lado para comer. Veja algumas fotos do local:

Em lataria, tem o Empório La Rosa com muitas opções gostosas, aqui no link tem o cardápio com preços: http://www.emporiolarosa.com/la-carta/

Cerro San Cristobal - O funicular está fechado até 31 de dezembro e o ônibus só começa a rodar às 10h (isso atrasou bastante) e de carro só deixam subir a partir das 11h, se vc puder subir de bike ou a pé da pra ir mais cedo, porém a pé é bem puxado, pois tem muito o que andar depois também. Outra opção é utilizar o teleférico. Nesse link tem mais informações sobre o parque metropolitano que é onde fica o Cerro: http://www.parquemet.cl/

Terminamos o dia no Shopping Costanera Mall que apesar de dizer fechar às 22h, mas às 21h várias lojas já estavam fechando 😕

Centro de Santiago

👉Dica: Melhor Cambio que encontramos foi próximo a esquina da Augustinas com Ahumada no centro.
🚽 Se precisar ir no banheiro, no Centro tem baños pagos e limpos 😉

Praça Itália                                                            Igreja Nossa Senhora da Candelária na Praça das Armas
Lugares para visitar no Centro: Praça da armas, la moneda, Parque Florestal, Mercado Central, rua ahumada, loja Paris (pegamos oportunidade de vinhos com ótimo preço, chocolates e tenis)...
👉 Dica: Melhor local (melhor preço) para comprar chocolate foi na La Mundial Chocolate na rua San Diego.

Mercado Central: Tem opções para comprar souvenirs e restaurantes. Provamos a Centolla no Piedras del Cusco. A Centolla normalmente não tem preço no cardápio dos restaurantes, eles dão o preço de acordo com sua cara, mas isso abre margem para você pechinchar. Queríamos dividir uma para provar (estávamos em 5) e a melhor opção do dia foi 60.000 pesos para uma Centolla grande + 3 acompanhamentos bem servidos e 4 tacinhas de vinho (duas nós trocamos por refri) Tinham lugares que ofereceram 2 Centolla por 89 mil sem acompanhamentos, porém que fique claro que mesmo grande ela não tem muita carne. Vale a experiência, mas é algo para comer uma vez apenas. Como só queríamos provar, valeu e os acompanhamentos eram bem servidos deu para sair todo mundo satisfeito.

Parque Bicentenário: É distante, precisa pegar o metro e descer na estação El Golf. De lá ainda é preciso caminhar um pedaço ou então pegar táxi, nós fomos andando 😓 (é longe) e depois terminamos o dia no Shopping Casa Costanera, pois vimos que o Mall Parque Arauco seria bem mais longe. Voltamos para Bella Vista de Uber XL, uma opção pra quem está viajando em mais de 4 pessoas. Estávamos em 5 e pegamos uma Captiva. Ficou mais bem mais em conta e também mais confortável que táxi e ainda não corremos o risco de cair em nenhum golpe.

Shoping Casa Costanera

Outros Passeios e Tours:

Cajon del Maipo - Sem dúvida o passeio mais lindo. Pra quem pensa em ir de carro alugado vale dar uma olhada no vídeo e fotos que mostra um pouco do acesso. A maioria dos carros lá são mais altos, mas no verão o acesso é mais tranquilo. Na estrada passa muito caminhão e até animais como podem ver no vídeo. Nós optamos por não ir aos banhos termais pois vimos que a estrutura não era boa. Se você foi em algum conta aqui o que achou.
 Túnel El Tinoco (no caminho). Atravessamos o túnel que é conhecido por ser mal assombrado a pé. Leve lanterna ou use seu celular pois é bem escuro lá dentro.
Abaixo um pouco do caminho para chegar em Embalse del Yeso

Aqui um pequeno vídeo que fizemos de Embalse del Yeso:

Na volta almoçamos na Casa Bosque um restaurante todo de madeira que tem opções de pratos bem servidos

Val paraiso e Vina - No caminho tem várias vinículas, vale visitar a loja Rio Tinto Casa Blanca que fica no acesso da ida, lá da pra fazer fotos e provar alguns vinhos. Eles aceitam real além do peso chileno 😉

Área externa da loja para fazer fotos                                        Entrada da loja Casa Blanca
 Não é recomendado ir de carro alugado para esse tour, pois vimos várias reclamações de carros arrombados, fora que com tour você não corre o risco de se perder. Dos lugares no Chile, Valparaiso nos lembrou um pouco Santa Teresa aqui no RJ e foi um dos locais onde encontramos algumas pessoas "suspeitas". Não tivemos problemas, mas é bom ficar de olho aberto 😨, isso também vale para o Centro de Santiago. Nosso guia nos levou em um restaurante local (J Cruz) onde provamos a Chorilana (batata frita com cebola, ovos e filé) e teremoto (uma bebida bem doce que leva vinho, sorvete e romã)

Valparaiso: Tem vários "miradores" e algumas lojinhas/barracas em cada esquina, mas é recomendável andar lá com guia ou agência para não se perder
Decoração do restaurante J Cruz - Você pode deixar mensagem ou mesmo uma foto sua 3X4 no local
                                                                 Terremoto                                     Chorrilana

Vina del Mar: É bem bonito, vale as fotos e tem o museu da ilha de Páscoa. Fomos até Concon onde comemos a melhor empanada da viagem toda, era frita, diferente das do centro de Santiago, parecia um pastel, comemos de camarão com queijo e Machas con queso, muito boas no Restaurante La Picada de Emeterio (Av. Borgoño 24975, Concón, Quintero, Región de Valparaíso, Chile).

Castillo Del Mar                                                   Relógio de Flores                                                             Museu Fonck

🛍Coisas para comprar no Chile 🛒:

🍷 Vinhos Chilenos - Tem ótimos preços principalmente se você comprar nos mercados ou mesmo na loja Paris tinha boas promoções. O vale secreto é um vinho mais doce que encontramos na loja Rio Tinto CasaBlanca e lá também encontramos o merkén (um condimendo picante chileno). Vale lembrar que voc~e pode levar até 4 garrafas na mala de mão 😉

Merkén

🍹 Pisco: Vale provar nos restaurantes ou bares o pisco sour e compar uma garrafa de pisco para trazer de recordação como essa em formato de Moai (que encontramos no Jumbo com melhor preço)

Pisco Sour

🍫 Chocolates e doces: No Chile você vai encontrar ótimas delícias da marca Costa: Costanuss, Vizzio e Sahne Nuss, Milka entre outros... E queijos já que  é complicado pra trazer, então a gente come lá 😃.

👉 Mais dicas e informações úteis: Quanto a compras, o que vale MUITO a pena mesmo são os vinhos (os melhores preços estavam nos mercados e na Loja Paris), as roupas e outras coisas estão bem niveladas com o Brasil. Peça desconto para estrangeiro nas lojas, até mesmo na Paris do Centro tivemos descontos. Não esqueça de guardar um pouco de pesos para gastar no aeroporto, pois não aceitam reais. Se tiver com pesos sobrando pode usa-los no free shop (aceitam pesos ou dolar no Chile). Bom a principio é isso, quem estiver indo e tiver alguma duvida pode perguntar. E quem tiver algo a contribuir é só deixar aí também 😊